ACOMPANHE DENTRO EM BREVE O RESULTADO DA SELEÇÃO DA ESCOLA DA NOSSA REGIONAL QUE IRÁ NOS REPRESENTAR NO PRÊMIO GESTÃO ESCOLAR ANO-BASE 2010.

quarta-feira, 16 de março de 2011

PACTO PELA EDUCAÇÃO

Governo do Estado lança Pacto pela Educação



Melhorar o desempenho da Educação em Pernambuco, fortalecendo os benefícios já conquistados desde 2007 e ampliando-os para outros setores. Essa será a meta principal do Pacto pela Educação lançado pelo Governo de Pernambuco para essa segunda gestão de Eduardo Campos. Para isso, gestores das secretarias de Educação (SE) e Planejamento e Gestão do Estado (Seplag) trabalharão de forma integrada para melhorar o desempenho no setor.

 A primeira reunião de trabalho aconteceu nesta segunda-feira (14), na sede da SE. Participaram do encontro os secretários executivos Aurélio Molinda (SEDE), Margareth Zaponi (SEGE) e Paulo Dutra (SEEP), a gerente de articulação Renata Campos, o gerente da equipe da Seplag, Gustavo Abreu, além de representantes dos diversos setores da Secretaria de Educação e integrantes da equipe de planejamento.

O secretário executivo Aurélio Molina, que deu as boas vindas à equipe, destacou a importância do momento que a Educação vem passando no Brasil. “Vivemos um momento especial, onde há uma unanimidade acerca da importância da Educação para que o crescimento hoje registrado no País possa ter prosseguimento e ser sustentável. E temos o desafio de fazer a nossa parte”, destacou.

À secretária executiva, Margareth Zaponi, coube a apresentação de um painel geral da Educação no Estado, partindo do que foi encontrado pelo Governo Eduardo Campos em 2007, as ações emergenciais desenvolvidas e os avanços já alcançados desde então. “Encontramos uma situação caótica na educação e, mesmo sabendo que ainda há muito a ser feito pelo setor, nós já podemos comemorar a melhora de vários índices em Pernambuco”, explicou ela ao grupo.

Esse primeiro encontro serviu para que as duas equipes se conhecessem. Ao término da reunião foi definida uma agenda, onde integrantes da Seplag irão se reunir com as diversas gerências da SE, para que os componentes possam ir tomando ciência da peculiaridade de cada setor. Esses encontros se estenderão pelos próximos dias, possibilitando ao grupo, composto por 12 pessoas, entender o funcionamento de toda a rede de ensino do Estado.

O gerente da equipe de monitoramento, Gustavo Abreu, destaca que o objetivo do trabalho será o de ajudar a dinamizar melhor os investimentos. “Vamos inicialmente conhecer toda a secretaria, ajudar nos diagnósticos de possíveis estrangulamentos e buscar com os responsáveis por cada setor as soluções que possam ampliar os benefícios que o Governo Eduardo Campos já vem realizando na educação”.

Entre as diretrizes definidas pelo Governo de Pernambuco para o período de 2010 a 2014 estão a elevação dos índices educacionais, a construção de 140 escolas de referência e outras 17 de ensino profissionalizante, a melhoria da remuneração dos docentes, regionalizar as políticas de educação desenvolvidas e implantadas no governo, entre outros pontos.

terça-feira, 1 de março de 2011

LICENCIATURA EM QUÍMICA NO CAMPUS VITÓRIA DE SANTO ANTÃO

Novo curso superior em Vitória tem aula inaugural


Foto: Alyne Pinheiro
 

A cidade de Vitória de Santo Antão ganhou um novo curso superior. A turma de licenciatura em Química teve sua aula inaugural realizada nesta segunda-feira (21) e contou com a presença do secretário de Educação, Anderson Gomes. O curso será oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) – Campus Vitória de Santo Antão. O evento aconteceu no auditório central da instituição.

O curso, na modalidade presencial, será oferecido no turno da noite e terá duração de quatro anos. Nesse período, os estudantes terão atividade prática – incluindo estágios curriculares – correspondentes a 30% da grade curricular. Os 40 estudantes foram selecionados pelo sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC), que utilizou a nota do Enem – 2010 para formar a turma.

“É mais uma oportunidade que Pernambuco tem para suprir a necessidade de professores em exatas. Atualmente, o Brasil possui um déficit de 240 mil docentes nessa área e, se a gente não procurar oferecer o ensino superior em química, física e biologia, vamos passar mais de 15 anos para atender a demanda atual”, explicou o secretário Anderson Gomes.

A diretora do curso, Carla Eugênia Nóbrega, disse que o Campus Vitória se sente honrado em anunciar seu primeiro curso superior. “É uma grande felicidade acompanhar esta evolução. Iniciamos como Escola de Economia Doméstica, depois Escola Agrotécnica Federal e hoje, o IFPE”, pontuou.

Campus - Além do curso superior de Química, o IFPE também oferece os seguintes cursos profissionalizantes: técnico em agricultura, técnico em agricultura familiar, técnico em agroindústria, técnico em agropecuária, técnico em manutenção e suporte em informática, técnico em zootecnia.