ACOMPANHE DENTRO EM BREVE O RESULTADO DA SELEÇÃO DA ESCOLA DA NOSSA REGIONAL QUE IRÁ NOS REPRESENTAR NO PRÊMIO GESTÃO ESCOLAR ANO-BASE 2010.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Censo Escolar promove capacitação para técnicos

Censo Escolar promove capacitação para técnicos
26/05/2011 - 12:13


Cerca de 50 técnicos das 17 Gerências Regionais de Educação participaram, na última quarta-feira, 25, no auditório da Gerência Regional Recife Norte, em Santo Amaro, da capacitação do Censo Escolar da Educação Básica 2011. Eles serão multiplicadores das informações para as escolas das quatro esferas administrativas: federal, estadual, municipal e privada.

De acordo com a Coordenadora do Censo Escolar em Pernambuco, Tereza Pedrosa , a data também marcou o Dia Nacional do Censo Escolar 2011. “O sistema Educacenso, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), estará disponível no período de 25 de maio a 14 de agosto de 2011, quando as escolas deverão fornecer os dados referentes às escolas, alunos, turmas e docentes em regência de classe e auxiliares de educação infantil”. O endereço eletrônico é o educacenso.inep.gov.br

Entre as mudanças apresentadas para 2011, a capacitação apresentou a inclusão dos profissionais tradutores intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras), acatando uma solicitação da Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação (Seesp/MEC). A situação das quadras de esportes dos estabelecimentos de ensino – se têm ou não cobertura - também será coletada para auxiliar a execução do Programa de Construção e Cobertura de Quadras Esportivas Escolares, ação do segundo Programa de Aceleração de Crescimento (PAC 2). “O Censo Escolar é o mais completo levantamento estatístico sobre a educação básica no Brasil, e desde 1991 ele é realizado anualmente pelo INEP”, enfatizou.

Em caso de dúvidas, as escolas deverão consultar as equipes do Censo de cada regional à qual estão jurisdicionadas ou a Coordenação do Censo Escolar. Os telefones são: (81) 3183-9377/9380/9378/9374.

A professora Sandra Cristina, da GRE de Garanhuns, disse que o encontro foi muito proveitoso, porque as pessoas tiveram a oportunidade de esclarecer muitas dúvidas, além de poder ouvir as experiências das outras regionais. “A importância do Censo é que através dele podemos ter informações de vários programas educacionais, como o livro didático, merenda, PDE, entre outros”.

Já a professora Maria de Lourdes, da GRE Recife Sul, opinou que a importância da capacitação está na troca de experiências entre as regionais, conjuntamente com a Secretaria de Educação.

Educacenso - O Educacenso é um sistema online, que visa manter um cadastro único com dados referentes às escolas, estudantes, turma, docente em regência de classe e auxiliares de educação infantil. Os dados são centralizados no Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao MEC. O documento possibilita maior agilidade na atualização das informações, por utilizar diretamente a internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário